A Brincadeira no Auxílio do Desenvolvimento Infantil

  • Sueli Gonçalves Xavier Karanauskas FACEPE
Palavras-chave: brincadeira, desenvolvimento infantil, auxílio

Resumo

A ação de brincar é essencial para o desenvolvimento infantil como um todo, sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive.

Desde o nascimento o bebê estabelece uma relação lúdica com tudo que o cerca. Os pais estimulam seus sentidos quando brinca com ele, e com o passar dos meses, a criança aprende a brincar com as mãos, pés e se interessar por objetos diferentes que atraem sua atenção. Com o crescimento suas habilidades são ampliadas, mas antes de dominar a palavra e escrita a criança constrói a sua memoria através de imagens que retém do mundo, com sua imensa capacidade de observação, detalhada, de tudo que a cerca, como relatado por Prado (1999, p.34). Sua Memoria é feita, principalmente, por imagens. A importância da relação com as imagens não se define só como representação, mas como jogo de recreação. Assim, o prazer do jogo e das brincadeiras é permanente. Daí a importância do lúdico também nas series iniciais da educação, bem como ao longo de todo processo de conhecimento dos seres humanos.

Publicado
2020-06-05