Cinema Algumas Experiências Com o Vídeo na Sala de Aula
Resumo
Há algum tempo, não tão distante, os professores vêm utilizando outras didáticas para auxiliar seus alunos, no aprender, e pensando nisso, eles utilizam como recurso o audiovisual. Independentemente de ser Educação Infantil, Fundamental I, II, Ensino Médio ou até o Ensino Superior, o filme, na sala de aula, tem sido um tema muito discutido, no meio acadêmico, como complemento, acréscimo, acessório, suplemento etc. Trabalhar sobre diversos temas, como os inseridos em História, Geografia, Ciências, Biologia, e outros, tão importantes quanto aos descritos, as vezes tem-se a necessidade da inserção de algumas ferramentas, de forma lúdica, para que os alunos possam observar que, no seu entorno, existem diversas maneiras de aprender e apreender, sobre qualquer assunto. Muitas vezes procura-se atividades e o filme como linguagem expressa ideias, opiniões e sensações, que possibilitam o aprendizado. Diante disso, procurar inserir, desde cedo, os alunos nesse contexto, é uma boa estratégia, para que possam conhecer novas maneiras de entender o subtexto da disciplina, identificando-se com os personagens e absorvendo a visão dos filmes, como uma oportunidade para trabalhar os conceitos básicos de numa nova relação de comunicação. Este artigo, tem como finalidade mostrar que, além de todos estes itens citados como arremate do conteúdo para o professor, na sala de aula, o filme é também um texto que pode ser trabalhado como qualquer outro bibliográfico existente. Neste trabalho, contêm, inúmeros depoimentos de professores e estudiosos, do tema, que poderão ajudar na compreensão deste assunto. Assim, o artigo ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DO VÍDEO NA SALA DE AULA utilizou o filme como recurso didático para a inserção dos temas transversais na sala de aula. Além disso, buscou ampliar o espaço de lazer e de enriquecimento cultural dos alunos na escola, incentivando a formação crítica e apreciativa.
Palavras chaves: filme, educação linguagem, texto fílmico